UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inspetores têm reunião privada com cientista

DA REDAÇÃO

O Iraque disse ontem que os inspetores da ONU estavam realizando sua primeira entrevista privada com um cientista iraquiano ligado a programas de armas de destruição em massa anteriormente existentes.
"Posso confirmar que solicitamos uma entrevista", disse o porta-voz da ONU em Bagdá, Hiro Ueki, sem dar mais detalhes.
A ONU diz que o Iraque tem impedido a realização de entrevistas privadas com cientistas iraquianos, conforme determinam suas resoluções. Já o Iraque afirma ter autorizado as entrevistas, mas diz que não pode obrigá-los a se encontrar com os inspetores.
Desde novembro último, com a retomada das inspeções, a equipe da ONU já entrevistou alguns cientistas iraquianos, mas eles sempre exigem que os encontros sejam testemunhados por alguém do governo, provavelmente por temerem represálias posteriores.
O general Amir al Saadi, assessor de Saddam Hussein, voltou a criticar o discurso do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, no Conselho de Segurança da ONU, qualificando-o de "escandaloso e não convincente".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Provocação: Rumsfeld coloca Alemanha em lista com Cuba e Líbia
Próximo Texto: Multimídia - The Washington Post: Discurso de Powell é "irrefutável"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.