São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kerry é favorito em duas prévias hoje

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

O pré-candidato democrata John Kerry é o favorito nas novas prévias eleitorais que ocorrem nos Estados de Michigan (centro-norte dos EUA) e Washington (Costa Oeste) hoje.
Amanhã, o senador por Massachusetts também pode vencer no Maine (Costa Leste), consolidando seu favoritismo na disputa para a indicação como candidato democrata à Casa Branca.
A rodada do final de semana coloca em jogo a indicação de 228 delegados que participarão da escolha do candidato democrata na Convenção Nacional de julho.
O maior prêmio é Michigan, que indica 128 delegados e onde Kerry concentrou sua presença, seu dinheiro e seus anúncios de TV nos últimos dias.
Ontem, Kerry mantinha uma folgada liderança no Estado, com 47% das intenções de voto. Em um distante segundo lugar aparecia Howard Dean (10%), ex-governador de Vermont, praticamente empatado com John Edwards (8%), senador pela Carolina do Norte, de acordo com pesquisa Reuters/MSNBC/Zogby.
A campanha de Kerry recebeu ontem o apoio formal do deputado pelo Missouri Richard Gephardt, que abandonou no final do mês passado a disputa pela indicação democrata.
Gephardt deve ajudar a trazer para o lado de Kerry, considerado um candidato até certo ponto elitista, dezenas de sindicatos de trabalhadores que o apoiaram. Kerry foi o único candidato a veicular anúncios de televisão nos três Estados que votam hoje e amanhã.
Howard Dean visitou Michigan e Washington, mas está reservando dinheiro para uma última aposta em Wisconsin, no próximo dia 17. Ele já avisou aos membros de sua campanha que desistirá se não vencer no Estado.
Ontem, Dean anunciou uma arrecadação de US$ 876 mil vinda de 12,5 mil pessoas pela internet. A cifra foi o resultado de um último apelo feito pelo candidato para que tenha dinheiro para enfrentar o que está chamando de ""a batalha de Wisconsin".
Os pré-candidatos John Edwards e o general reformado Wesley Clark praticamente não fizeram campanha nos três Estados que votam hoje e amanhã.
Com recursos limitados para anúncios na TV, distribuição de material de campanha e montagem de comitês, os dois estão concentrados no Tennessee, que vota na terça-feira junto com a Virgínia. Somados, os dois Estados escolherão 151 delegados.
Enquanto era atacado ontem por Dean, Edwards e Clark durante todo o dia, Kerry procurou se distanciar da disputa interna do partido e concentrou suas baterias contra o presidente George W. Bush, candidato à reeleição.


Texto Anterior: Gabinete de aiatolá desmente tentativa de assassinato
Próximo Texto: Diplomacia: França e EUA ensaiam reaproximação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.