São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARIBE

Invasão de Gonaives deixou 11 mortos e 20 feridos

Após tomarem cidade, rebeldes querem depor presidente do Haiti

DA REDAÇÃO

Um grupo armado de opositores ao governo do presidente Jean-Bertrand Aristide assumiu o controle de Gonaives, a quarta maior cidade do Haiti. A ação deixou ao menos 11 mortos e 20 feridos. A expectativa era de mais violência, já que o governo decidiu enviar policiais para retomar a cidade.
Os rebeldes da Frente de Resistência Revolucionária de Artibonita (FRRA), que exige a demissão de Aristide, circulavam armados em motos e carros pela cidade de 200 mil habitantes, um dia após terem atacado a central de polícia local.
Anteontem, os rebeldes também soltaram todos os presos e saquearam os escritórios do delegado de governo, que representa o Estado na cidade.
Segundo a imprensa local, a ação rebelde provocou uma fuga em massa dos moradores e dos policiais que vivem no centro da cidade, no noroeste do país.
"São ações terroristas, e a polícia intervirá para restabelecer a ordem e proteger a população", disse ontem à France Presse o secretário de Comunicações do Haiti, Mario Dupuy.
A cidade de Gonaives tem sido sacudida desde setembro por atos de violência política, que agora somam 53 mortos e 119 feridos.

Ex-aliados
A FRRA afirma que foi armada pela governo haitiano na época em que essa organização apoiava Aristide. Após o assassinato, em 22 de setembro passado, do líder, Amiot Metayer, os rebeldes passaram para a oposição após acusar o governo de envolvimento no crime.
O governo haitiano nega que tenha armado a FRRA e acusa a organização de fazer parte de uma rede terrorista internacional.
Reeleito em 2000, o ex-padre Aristide é acusado de fraudar as eleições parlamentares pela oposição, que exige a sua renúncia e a convocação de um novo pleito.
Com uma população de 7,5 milhões de pessoas, o Haiti é o país mais pobre das Américas. A expectativa de vida no país é de apenas 51 anos, enquanto a taxa de desemprego está em cerca de 70%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Alemanha: Schröder sai da chefia de seu partido
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: Pentágono investigará denúncias de abuso sexual contra militares no Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.