São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General Giap adverte EUA sobre o Iraque

DA REDAÇÃO

O general Vo Nguyen Giap, 92, advertiu os Estados Unidos sobre os rumos da ocupação do Iraque. "Quaisquer forças que procurem impor sua vontade a outros países certamente amargurarão a derrota", afirmou, sem entrar em maiores polêmicas.
O militar, qualificado pela BBC como "lenda viva no Vietnã", deu entrevista em Hanói, como parte dos festejos dos 50 anos da batalha de Dien Bien Phu.
Giap está enfraquecido pela idade. Mas os jornalistas que participaram da entrevista disseram que ele está bastante lúcido e destacaram sua memória prodigiosa.
Alguns manuais ocidentais o qualificam como um dos maiores estrategistas da história militar. Ele tem em seu currículo vitórias contra a França, então potência colonial na Indochina, e contra os Estados Unidos, embora tropas norte-americanas já não participassem dos combates quando a guerrilha do vietcong -exército clandestino do Vietnã do Sul- tomou de assalto Saigon, em 1975.
Ele já havia participado do esforço que provocou pesadas perdas às tropas do Japão, formadas por 30 mil homens, entre 1940 e 1945, e que instalaram bases em seu país com a autorização do representante na região do regime de Vichy, capital da França durante a ocupação militar nazista.
Giap é o filho de um professor adversário do colonialismo. Conheceu no curso colegial Ho Chi Mihn, que se tornaria o líder do Partido Comunista do Vietnã. Bem mais que uma doutrina inspirada pela então União Soviética, o comunismo naquele pequeno país do Sudeste Asiático se propagou por ser a melhor forma existente de combate ao colonialismo.
Giap entrou em 1926 para o Partido Revolucionário do Jovem Vietnã. Comandou greves estudantis e foi preso pela polícia política francesa.
Formado em direito, lecionou história e em 1938 se casou com Mihn Thai, também militante comunista. Refugiou-se na China quando o Partido Comunista foi colocado na ilegalidade. Sua mulher foi presa e morreria na prisão. Uma cunhada, também militante, seria guilhotinada pela polícia política francesa.
Em 1941 Giap fez uma aliança com guerrilheiros de uma minoria tribal do noroeste vietnamita. Seria o núcleo de uma guerrilha que tomou de assalto Hanói, em agosto de 1945. Ho Chi Minh declarou a independência do país. Os franceses de início contemporizaram. Mas no ano seguinte iniciariam uma ofensiva militar na tentativa de destruir as forças comunistas. Começava a Guerra da Indochina, terminada em 1954.
Giap é nomeado vice-premiê do Vietnã do Norte e ministro da Defesa. Foi como líder militar que ele tornou insustentável a situação dos Estados Unidos -58 mil mortos e 300 mil feridos. O número de mortes de civis e militares vietnamitas chegou a 817 mil.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colonialismo: Vietnã e França lembram batalha de Dien Bien Phu
Próximo Texto: Panorâmica - Peru: Ministro renuncia após linchamento de prefeito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.