UOL


São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blix questiona serviços secretos e motivação dos EUA para a guerra

DA REDAÇÃO

O chefe de inspeção de armas da ONU, Hans Blix, levantou dúvidas, ontem, a respeito da qualidade das informações que lhe foram passadas pelos serviços secretos e questionou a motivação dos EUA na guerra.
"A julgar pela discussão nos EUA, há muitos outros motivos pelos quais eles queriam iniciar uma ação armada no Iraque", disse Blix em uma entrevista à rádio britânica BBC. "Isso nos faz pensar em qual era a dimensão da questão das armas."
Na semana passada, o subsecretário da Defesa dos EUA, Paul Wolfowitz, dissera que as armas haviam sido um motivo "burocrático" para a guerra.
Blix -que anteontem dissera não ser possível afirmar se o Iraque tinha ou não armas- se disse decepcionado com as informações que recebeu de americanos e britânicos. "Fomos a um grande número de lugares apontados pelos serviços secretos, e apenas em três casos achamos algo -mas em nenhum deles eram armas de destruição em massa", disse. "Isso me abalou... Disseram-nos que nos dariam as melhores informações disponíveis... Se isso era o melhor e não achamos nada, como era o resto?"
Ontem, uma equipe de sete inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica da ONU) chegou ao complexo nuclear de Tuwaitha (50 km a sudeste de Bagdá), o maior do Iraque, para ajudar os EUA a avaliar o que foi saqueado do local.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Comentário: O erro não foi só da CIA
Próximo Texto: Irã na mira: Irã não forneceu informações nucleares, diz ONU
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.