São Paulo, Segunda-feira, 07 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda mais sobre a guerra

da Redação

A guerra da Otan contra a Iugoslávia começou quando Slobodan Milosevic se recusou a aceitar um acordo de paz para encerrar o conflito com a guerrilha separatista dos kosovares de origem albanesa. No dia 24 de março, a Otan (aliança militar liderada pelos EUA) deu início aos bombardeios aéreos.
Na última quinta-feira, o ditador iugoslavo disse que aceitaria um acordo de paz arquitetado pelo G-8 (sete países mais ricos do mundo e a Rússia). O plano prevê a retirada das tropas iugoslavas de Kosovo e a entrada de forças internacionais de paz para garantir a volta de cerca de 900 mil refugiados -as tropas teriam sete dias para completar sua saída de Kosovo.
No início da guerra, cerca de 90% da população da Província de Kosovo era de origem albanesa. Os sérvios são a etnia predominante da Iugoslávia.
Milosevic acelerou a expulsão da população de origem albanesa de Kosovo com a justificativa de defender a integridade territorial do país e combater os separatistas.



Texto Anterior: Sérvios de Kosovo temem retaliação
Próximo Texto: Otan anuncia ataques contra Iugoslávia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.