São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sojourner, veículo do tamanho de um microondas, carrega um laboratório a bordo
Robô inicia análise do solo de Marte

das agências internacionais

A exploração de Marte preparava-se para entrar em uma nova fase ontem -o veículo-robô Sojourner, que desceu na superfície do planeta no sábado, devia começar a analisar o solo.
Pela primeira vez, o solo do planeta vermelho será examinado -nas missões anteriores a Marte, as sondas Viking 1 e 2 fizeram apenas o mapeamento do planeta Marte.
O Sojourner, um veículo movido a energia solar do tamanho de um forno microondas, carrega um laboratório a bordo.
O robô, que anda a uma velocidade de um centímetro por segundo, deve enviar as informações obtidas na análise do solo marciano à Terra.
Uma falha nas comunicações entre a Pathfinder e o veículo-robô anteontem assustou os controladores da missão no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (agência espacial dos EUA), em Pasadena, Costa Oeste do país.
O Sojourner e a Pathfinder, a sonda dentro da qual o robô estava, perderam contato por 12 horas. A falta de comunicação seria um grande dano à missão.
"Não pensei que teríamos sucesso ontem, mas hoje me sinto confiante", disse Richard Cook, o chefe da missão, depois que o problema foi resolvido.
O Sojourner também enfrentou problemas para chegar à superfície de Marte. As rampas usadas no desembarque do veículo-robô foram bloqueadas por airbags que não se esvaziaram completamente como planejado.
Um conjunto de balões infláveis protegeu a Pathfinder durante a aterrissagem em Marte. Após se desconectar dos pára-quedas, a sonda foi envolvida pelos airbags, que amorteceram o impacto no solo marciano.
Segundo os técnicos da Nasa, porém, a retração não foi completa. O problema foi resolvido.
Planejamento
Imagens enviadas pela sonda mostravam a marca das seis rodas do Soujorner sobre o solo do planeta Marte.
Uma câmera da Pathfinder vai tirar fotografias de alta resolução da região para que os trabalhos do robô sejam planejados.
A sonda aterrissou em Marte na sexta-feira, dia 4 de julho (dia da Independência dos EUA), depois de uma viagem de sete meses, na qual percorreu 497 milhões de quilômetros.
A missão marca o início de um ambicioso projeto norte-americano de explorar o planeta na próxima década e determinar se alguma vez houve vida ali.
O projeto inclui a realização de outros quatro pousos em Marte e cinco veículos orbitais nos próximos oito anos. Uma sonda deve recolher amostras do solo marciano e, feito inédito, retornar à Terra.
A Nasa planeja ainda enviar, no próximo século, uma missão tripulada ao planeta vermelho.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.