UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Ator será candidato a governador da Califórnia, em votação que decidirá se o atual mandatário, Gray Davis, concluirá seu mandato

Schwarzenegger anuncia candidatura

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

O ator Arnold Schwarzenegger anunciou ontem que vai concorrer no próximo dia 7 de outubro ao cargo de governador da Califórnia, o mais populoso e rico Estado americano. Dono de um dos maiores cachês de Hollywood -recebeu US$ 30 milhões para atuar no terceiro episódio da série "Exterminador do Futuro"-, ele contrariou as expectativas ao lançar sua candidatura no final da tarde de ontem, durante a gravação do programa de entrevistas de Jay Leno, na rede NBC.
"Diga hasta la vista para Gray Davis", disse o ator, citando um de seus famosos bordões, ao anunciar que concorrerá na votação convocada para decidir se Davis, o atual governador, vai concluir seu mandato.
Davis, do Partido Democrata, enfrentará em outubro uma votação inédita na história californiana. Os eleitores decidirão se ele poderá ou não completar o mandato que conquistou no ano passado, num plebiscito convocado pela oposição republicana, que se aproveitou da alta impopularidade de Davis, que governa o Estado com o mais sério problema fiscal dos EUA hoje.
Caso mais da metade dos eleitores vote contra o atual governador, passará a valer outra pergunta que aparecerá na cédula, pedindo ao votante para apontar quem deveria entrar em seu lugar -é aqui que aparecerá o nome de Schwarzenegger, do Partido Republicano. Se for retirado do posto, Davis será substituído por quem chegar em primeiro lugar na outra votação.
Outras pessoas que já anunciaram a intenção de concorrer ao cargo são o criado da revista de pornografia "Hustler", Larry Flint, e a comentarista política Arianna Huffington. O dia de ontem foi marcado também pela desistência da senadora democrata Dianne Feinstein, apontada como o nome mais popular da política californiana.
Após anunciar a candidatura no programa de TV, Schwarzenegger, 56, convocou entrevista coletiva para falar sobre seu projeto. Encerrou-a com outra de suas frases preferidas nas telas: "Eu voltarei" (I'll be back).
O ator, nascido na Áustria, é cidadão americano desde 1983. Após ganhar o título de Mister Universo, fez fama e fortuna na Califórnia interpretando personagens de filmes de ação.
Em 1986, casou-se com Maria Schriver, do clã Kennedy, a mais famosa família democrata da história. Havia relatos de que ela estaria se opondo à candidatura, mas, recusando-se a entrar em detalhes, Schwarzenegger disse ontem que lançava seu nome com o apoio de sua mulher. "Decidi concorrer porque sinto que temos problemas sérios neste Estado. Empresas estão saindo daqui todos os dias. Pessoas estão saindo daqui todos os dias. Você tem o orçamento com o maior déficit da história da Califórnia. Nós só vemos as coisas decaindo", disse.
Se eleito, Schwarzenegger não será o primeiro ator a comandar a Califórnia. Em 1966, outro republicano, Ronald Reagan, então aos 55 anos (um a menos que Schwarzenegger), tornou-se governador do Estado, posto que deteve por oito anos. Anos mais tarde, chegaria à Casa Branca.


Texto Anterior: Indonésia: Atentado é atribuído a organização islâmica
Próximo Texto: Iraque ocupado: Iraquianos se dividem ao avaliar ocupação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.