UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush cobra documentos ligados a caso da agente

DA REDAÇÃO

Sob forte crítica dos democratas, o presidente dos EUA, George W. Bush, exigiu que a sua equipe entregue até hoje documentos que possam ajudar na investigação para descobrir quem vazou a informação sobre a identidade de uma agente da CIA. O responsável pelo vazamento da informação poderá ser condenado a até dez anos de prisão.
Bush disse que esperava que a investigação enviasse uma mensagem clara para funcionários do governo de que os vazamentos devem acabar.
"Gostaria de saber quem vazou", disse Bush, em entrevista coletiva, na Casa Branca."Eu disse à minha equipe que quero total cooperação com o Departamento da Justiça. E, quando nós pedimos informações, esperamos que elas sejam entregue dentro do prazo."
Até ontem à tarde, ao menos 200 dos 2.000 funcionários da Casa Branca que têm de entregar os documentos já o haviam feito. O prazo termina às 17h de hoje (horário de Washington).

Acusação
A agente Valerie Plame é casada com o ex-embaixador dos EUA no Iraque Joseph Wilson, que criticou um relatório do governo sobre as supostas armas de destruição em massa do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein.
Wilson acusa um dos principais assessores de Bush, Karl Rove, pelo vazamento. Ele nega.
O jornalista que publicou a informação, o colunista Robert Novak, disse que o nome de Plame foi repassado por "dois altos funcionários do governo".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Bush muda comando da reconstrução
Próximo Texto: Religião: Papa mantém agenda e visita Pompéia hoje
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.