São Paulo, sábado, 07 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Após escândalo sexual, contato de lobista ameaça republicanos

DA REDAÇÃO

Em mais um caso com potencial para causar danos à imagem dos republicanos, a um mês das eleições legislativas nos EUA, uma assessora de Karl Rove, um dos principais estrategistas do presidente George W. Bush, renunciou anteontem sob suspeita de intermediar negociações com o megalobista Jack Abramoff, condenado à prisão por fraude.
Susan Ralston, que já trabalhou para Abramoff, apresentou sua renúncia após a divulgação de um relatório do Congresso apontando centenas de contatos do lobista com a Casa Branca.
Ontem, novas pesquisas confirmaram que o escândalo sexual envolvendo um republicano teve reflexo nas intenções de voto. Na última semana, o deputado Mark Foley foi forçado a renunciar após virem à tona e-mails eróticos que ele enviava a auxiliares adolescentes.
Segundo levantamento da revista "Time", quase 80% acreditam que líderes republicanos tentaram ocultar o caso -e 25% disseram que agora é menos provável que votem em republicanos. Dos eleitores, 54% disseram que devem votar nos democratas e 39%, nos republicanos. O percentual da oposição subiu 11 pontos desde junho.


Com "New York Times" e agências internacionais


Texto Anterior: Argentina: Milhares fazem manifestação por testemunha desaparecida
Próximo Texto: Estudo britânico revela abismo étnico-religioso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.