São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório de Quito aponta falhas em atuação de Furnas

DE CARACAS

Além da Odebrecht e da Petrobras, outra empresa brasileira está sob investigação no Equador: um relatório preparado pela Controladoria Geral afirma que a empresa Furnas e sua sócia equatoriana Integral falharam no trabalho de fiscalizar as obras da usina de San Francisco. A hidrelétrica está paralisada desde junho, após ficar em funcionamento por cerca de um ano apenas.
De acordo com o relatório, revelado pelo jornal equatoriano "El Comercio", as empresas fiscalizadoras aprovaram o túnel de 11 km que leva a água da hidrelétrica mesmo sem cumprir algumas especificações técnicas previstas no projeto.
O túnel foi um dos locais a apresentar problemas. A Odebrecht, líder do consórcio que construiu a usina, diz que as obras de reparo estão prontas.
Segundo o informe, também houve mudanças no sistema de resfriamento sem a autorização da empresa controladora da usina, a Hidropastaza, e sem fiscalização. Por fim, o relatório diz que o consórcio liderado pela Odebrecht recebeu um prêmio pela antecipação da entrega da obra apesar de não estar totalmente pronta. Novamente, a fiscalização teria falhado.
Procurada pela reportagem, Furnas disse que, até agora, não foi alvo de nenhuma ação do governo equatoriano com relação à fiscalização da usina de San Francisco. (FM)


Texto Anterior: Governo do Equador dá prazo à Petrobras
Próximo Texto: Crise se transfere a Congresso na Bolívia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.