São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise acaba com eleição sob Zelaya, diz Lula

DO ENVIADO A ESTOCOLMO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem a fazer duras declarações contra o presidente golpista de Honduras, Roberto Micheletti.
"O único problema de Honduras é que [lá] está um presidente que não deveria estar", disse Lula em declarações à imprensa em Estocolmo, Suécia, em meio à 3ª Cúpula Brasil-União Europeia (UE).
Para Lula, só pode haver solução à crise depois que Micheletti deixar o cargo. "Enquanto tiver um golpista lá, não temos o que fazer a não ser exigir que ele saia e que o presidente legitimamente eleito volte ao poder."
"Se as partes envolvidas no golpe deixarem o poder e restituírem o presidente [Manuel] Zelaya, então, as eleições seriam realizadas em novembro e teríamos resolvido o problema", completou o brasileiro.
O petista reiterou ontem que considera Zelaya um "hóspede" na embaixada brasileira em Tegucigalpa, e não um refugiado. "Ele chegou lá e não íamos deixá-lo desamparado", declarou Lula.
(SAMY ADGHIRNI)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Lula poderia conter Chávez, diz venezuelano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.