São Paulo, Sábado, 08 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIBETE
Karmapa Lama, 14, cruzou o Himalaia, percorrendo 1.500 km a mais de 5.000 m
Líder tibetano foge para a Índia

das agências internacionais

Uma das principais lideranças espirituais do budismo, o Karmapa Lama, de apenas 14 anos, fugiu do Tibete -sob controle da China- e alcançou a Índia. Ao chegar à cidade indiana de Dharamsala, ele se encontrou com o Dalai Lama, Nobel da Paz de 1989, exilado do Tibete há 41 anos.
Em uma semana, Karmapa viajou quase 1.500 km (aproximadamente três vezes a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro), em altitudes de mais de 5.000 m.
A fuga através do Himalaia, a mais alta cordilheira do mundo, não foi apenas um feito pessoal do jovem lama (líder espiritual tibetano), mas uma estocada na legitimidade da ocupação do Tibete pelos chineses, que vem de 1950.
A permanência do Karmapa Lama num monastério perto de Lhasa, capital tibetana, era valiosa para a legitimação de Pequim diante dos 6 milhões de tibetanos. Urgyen Trinley Dorje, seu nome real, é considerado a 17ª encarnação de Karmapa -o 16º Karmapa Lama morreu há 18 anos.
Ele é reconhecido tanto pelos chineses quanto pelo Dalai Lama, o maior líder tibetano, e é a terceira principal liderança espiritual do Tibete. Outra figura de liderança na região, o Panchen Lama, é reconhecido pelos chineses, mas não por boa parte dos outros lamas, inclusive pelo Dalai.
O Tibete era um reino teocrático com profundas ligações históricas com os chineses. O governo comunista que assumiu a China após a guerra civil, em 1949, considerava a região como uma Província. Tropas chinesas anexaram a região em 1950, promovendo violenta repressão.
O próprio Dalai Lama fez uma rota de fuga parecida, indo de Lhasa para a Índia em 1959. Ele ganhou o Nobel da Paz por sua luta pela independência do Tibete.


Texto Anterior: Entenda o conflito na Tchetchênia
Próximo Texto: Venezuela: Chávez substitui ministro por militar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.