São Paulo, Sábado, 08 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA
Oposição denuncia militarização
Chávez substitui ministro por militar

das agências internacionais


O ministro da Infra-Estrutura da Venezuela, Julio Montes, renunciou ao cargo alegando problemas de saúde. Ele deve ser substituído por um general, cujo nome ainda não foi divulgado. Segundo alguns jornais do país, isso indica uma tendência de militarização do governo Hugo Chávez.
Jornais venezuelanos afirmam que a renúncia do ministro estaria ligada à substituição, na quarta, do presidente do Fundo de Desenvolvimento Urbano, indicado por Montes, por um general.
Desde que assumiu a Presidência, em fevereiro do ano passado, Chávez, que é coronel da reserva e liderou uma tentativa de golpe contra o governo venezuelano em 1992, tem nomeado uma série de militares para ocupar cargos de alto escalão no seu governo.
Segundo a oposição, o presidente está realizando uma aliança com os militares para poder governar o país de forma autoritária.
A nova Constituição, redigida por uma assembléia convocada por Chávez, permite que ele fique no poder até 2012. Haverá eleição presidencial em 4 de maio.


Texto Anterior: Tibete: Líder tibetano foge para a Índia
Próximo Texto: Paz no Oriente Médio: Proposta dos EUA tenta adiantar acordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.