São Paulo, Sábado, 08 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

GUERRA RELIGIOSA
Conflitos nas Molucas já deixaram 1.500 mortos em um ano
Islâmicos pedem "guerra santa" contra cristãos na Indonésia

das agências internacionais


Uma manifestação reunindo ao menos 10 mil muçulmanos em Jacarta, capital indonésia, pediu a declaração de uma "guerra santa" contra os cristãos das ilhas Molucas, região do país assolada pela violência entre os dois grupos religiosos.
"Milhares de muçulmanos estão sendo mortos pelos cristãos. Sangue tem de ser pago com sangue", afirmou um dos manifestantes em discurso.
Jacarta anunciou o envio de nove navios de guerra e aviões militares para as ilhas. Apesar dos apelos islâmicos, a missão militar teria como objetivo pacificar a região, não tomar parte nos choques étnicos e religiosos.
A Indonésia é o país com a maior população muçulmana do mundo -cerca de 90% de seus mais de 200 milhões de habitantes- e tem mais de 200 grupos étnicos. As Molucas têm população de maioria cristã.
Mais de 1.500 pessoas já morreram nos confrontos na região durante o último ano -cerca de 500 só no mês passado. Analistas dizem que a crise econômica que atinge o país desde 1997 estimulou o conflito.
A Indonésia enfrenta ameaças separatistas nas Molucas e em Aceh. Timor Leste, Província anexada em 76, se tornou independente ano passado.


Texto Anterior: Para educadores, pais pedem ajuda à escola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.