São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pentágono vai reavaliar política para o Iraque

DO "NEW YORK TIMES"

O Pentágono enviará ao Iraque na próxima semana Gary Luck, um general da reserva, para avaliar falhas na política militar naquele país. Ele deverá opinar sobre a quantidade e a qualidade do contingente americano, programas de treinamento para forças de segurança locais e soluções para neutralizar a insurgência.
O presidente George W. Bush confirmou a iniciativa do secretário da Defesa, Donald Rumsfeld. Disse que a missão procurará, "neste momento histórico para o Iraque, assegurar por meio de uma estratégia bem focada a ajuda ao novo governo para que ele se capacite a se defender a si próprio".
Outro sintoma da apreensão de Rumsfeld está na idéia de transformar em permanentes os novos 30 mil militares, cujo envio ao Iraque o Congresso autorizou, mas como solução provisória. O novo contingente custaria US$ 3 bilhões ao ano. Há hoje 150 mil militares americanos no país.
Rumsfeld recebeu anteontem o general Luck e pediu que ele o informe em relatório confidencial sobre todos os pontos nevrálgicos.
O porta-voz do Pentágono, Lawrence Di Rita, negou que a missão de Luck signifique que Rumsfeld está insatisfeito com seus comandantes no Iraque.


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Bush teme efeito eleitoral da insurgência
Próximo Texto: Tragédia na Ásia: Ajuda prometida nunca chega, dizem ONGs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.