São Paulo, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONFLITO EUROPEU

OSCE suspende missão para monitorar eleições russas

DA REDAÇÃO

O grupo de observadores eleitorais da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) declarou ontem que não vai monitorar as eleições presidenciais russas, no dia 2 de março, por causa de condições "inaceitáveis" estabelecidas por Moscou.
"A Rússia criou limitações que não são favoráveis à observação das votações", afirmou o diretor do Departamento para as Instituições Democráticas e os Direitos Humanos (ODIHR, na sigla em inglês) da OSCE, Christian Strohal.
A decisão do grupo acontece depois de semanas de discussão sobre as datas e números de observadores da missão para monitorar as eleições. A Rússia autorizou a chegada dos monitores no país 11 dias antes da votação, mas o órgão afirmou precisar de mais tempo na região.
O ODIHR já desistira de observar várias fases do processo eleitoral, como o registro das candidaturas e a cobertura da mídia. "Uma eleição é mais do que o dia da votação", afirmou Strohal. Em um anúncio separado, a Assembléia Parlamentar da OSCE também declarou que não vai monitorar a disputa.
O Ministério do Exterior da Rússia afirmou em um comunicado que o órgão "menosprezou o respeito às normas éticas elementares, o que parece indicar que o ODIHR desde o início não tinha a intenção de monitorar as eleições russas".
O único organismo ocidental que ainda planeja acompanhar a votação é a Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa (Pace, na sigla em inglês).
No ano passado, o ODIHR se recusou a monitorar as eleições parlamentares russas por razões semelhantes. O partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, venceu a disputa com folga. Nas eleições de 2 de março, outro aliado de Putin é favorito à Presidência, Dmitri Medvedev.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Máfia: Megaoperação prende 77 nos EUA e na Itália
Próximo Texto: Religião: Parlamento turco autoriza véu islâmico em universidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.