São Paulo, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Parlamento turco autoriza véu islâmico em universidade

DA REDAÇÃO

O Parlamento da Turquia aprovou ontem, em primeira instância, uma emenda constitucional que acaba com a proibição do uso do véu islâmico pelas mulheres nas universidades do país, numa iniciativa que acirra o debate entre partidários do governo de inspiração religiosa e defensores da tradição secular turca.
A emenda constitucional foi aprovada por 404 votos contra 92, ultrapassando com folga a maioria de dois terços. O resultado deve se repetir na votação final, que acontecerá amanhã, já que mais de dois terços dos parlamentares apóiam a proposta de mudança.
O primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, líder do islâmico moderado AKP (Partido da Justiça e do Desenvolvimento), que apresentou a emenda, afirma que o uso do véu em universidades é uma "garantia da liberdade pessoal e religiosa".
O fim da proibição do véu é uma das mudanças mais significativas na estrutura social e religiosa da Turquia, país muçulmano mas com instituições políticas laicas desde 1923, quando a República foi fundada pelo líder Kemal Ataturk, que aboliu o califado. O secularismo se reforçou ao longo do século 20, culminando com a lei de 1989, que baniu o véu das universidades públicas.
A elite secular turca -composta por intelectuais, juízes e militares- teme que o fim da proibição do véu em universidades seja o primeiro passo para acabar com a tradição secular do país. No último sábado, 120 mil pessoas saíram às ruas da capital, Ancara, para protestar contra a emenda do governo.
Pesquisa divulgada na terça-feira nos principais jornais indicou que 64,9% dos turcos aprovam a suspensão da proibição do véu e só 27,6% se opõem. Dois terços das mulheres turcas portam o véu, e muitas desistiram de estudar na universidade por causa da proibição.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Conflito europeu: OSCE suspende missão para monitorar eleições russas
Próximo Texto: Aliados iniciam campanha pelo 3º mandato de Uribe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.