São Paulo, segunda, 8 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE
Novo rei terá tarefa difícil

ROBERT FISK
do "The Independent", em Amã

Em meio à espessa neblina, próximo ao hospital em Amã, dava para ouvir as vozes a meio quilômetro de distância. "Com nosso sangue, com nossas almas, nos sacrificamos por ti."
Vi milhares de figuras reunidas diante do hospital, segurando retratos do rei que jazia morto.
Mas não havia uma única foto do rei ao lado de seu filho. O novo rei Abdullah não estava presente nos pensamentos dos homens que se lamentavam.
Abdullah passou pela academia militar de Sandhurst, pelas universidades de Oxford e Georgetown, no Reino Unido. É general e comanda sua própria Guarda Pretoriana.
Rei Abdullah. O nome traz à nossa mente um outro rei, o bisavô do Abdullah de hoje, atingido por uma bala na cabeça na mesquita de Al Aqsa, em Jerusalém, quase meio século atrás, enquanto um rapaz adolescente -a mesma pessoa cujo cadáver jaz no hospital- caía ao chão, em estado de choque.
Bastava observar as pessoas na frente do hospital para compreender quão pesada será a tarefa que o novo rei Abdullah terá de enfrentar. Para um ocidental, a Jordânia não passa de um pequeno país simpático. Mas sua população carrega marcas profundas: 65% de seus habitantes têm em suas famílias algum palestino expulso de suas terras, e Abdullah herdou de seu pai um tratado de paz que muitos de seus súditos gostariam de rasgar em pedaços.
Muitos jordanianos já voltaram para sua atitude antiga de hostilidade e desconfiança em relação a um Israel que continua erguendo assentamentos na Cisjordânia, em terras de muitos jordanianos.
Ontem, procurei um carro que pudesse me levar a Amã. Quem parou foi um palestino chamado Nidal. No rádio, ouvia um noticiário. "Estão dizendo que Abdullah é igualzinho a seu pai", disse. "Dizem que o país está unido, que tudo vai continuar como antes." E fez com a mão direita um pequeno gesto, indicando uma pergunta em aberto. "Pode ser", concluiu.


Tradução de Clara Allain



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.