São Paulo, segunda, 8 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Índice

COLÔMBIA
Farc ocupam zona desmilitarizada
Guerrilha expulsa 2.000 no sul do país

das agências internacionais

Cerca de 2.000 famílias que moravam em zona desmilitarizada ao sul da Colômbia, criada pelo governo para que fossem iniciadas negociações de paz com a guerrilha, foram expulsas por membros das Farc -principal grupo guerrilheiro do país-, segundo a rede de televisão NTC.
O território, de 42 mil km2, foi desmilitarizado em novembro de 1998 e está sob controle das Farc. Cerca de 3.000 guerrilheiros ocupam a área, pouco menor que o Estado do Rio de Janeiro.
Um dos habitantes expulsos, que não quis ser identificado, disse que a guerrilha investiga todos os moradores da região e que um dos motivos da expulsão é a prestação de serviço militar obrigatório pelos habitantes.
A vigência da zona desmilitarizada, que deveria se encerrar neste mês, foi ampliada para 7 de maio pelo presidente colombiano, Andrés Pastrana, para que os diálogos de paz possam prosseguir.
As negociações com as Farc começaram em 7 de janeiro e foram suspensas temporariamente pelo grupo em 19 de janeiro.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.