São Paulo, sexta-feira, 08 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primo do papa não viaja com Lula por temer avião

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O primo gaúcho do papa João Paulo 2º, João Voidyla, 83, só não embarcou no Aerolula para assistir hoje ao enterro do seu parente famoso porque, convidado pelo Planalto, alegou ter medo de avião. Voidyla participaria da comitiva que inclui autoridades e religiosos, além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após a vigília feita pela família de Voidyla nos últimos dias de vida do papa, as rezas continuam na casa do agricultor aposentado. ""É como perder o pai, estou muito triste", afirmou Voidyla, que é primo de segundo grau de João Paulo 2º. O avô de Voidyla era irmão do avô de Karol Wojtyla.
Voidyla é casado com Genoveva Voidyla, 76, com quem vive no município gaúcho de Ponte Preta (394 km de Porto Alegre). Ele nasceu em Barão do Cotegipe (377 km de Porto Alegre), no RS.
Os sobrenomes dos primos, segundo Voidyla, diferem na grafia porque o papa o modificou quando saiu da Polônia, em razão de perseguições sofridas durante a 2ª Guerra Mundial (1939-45).
João Voidyla enviou uma carta ao Vaticano assim que João Paulo 2º tomou posse. O próprio papa respondeu com outra carta, confirmando o parentesco. Os primos se encontraram em 1980, quando João Paulo 2º esteve em Porto Alegre.


Texto Anterior: Presidente verá líder do legislativo cubano
Próximo Texto: Guerra Santa: Mãe-de-santo perde vôo presidencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.