São Paulo, sexta-feira, 08 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VATICANAS

Brasileiro "moderado"
O cardeal brasileiro d. Cláudio Hummes foi descrito ontem pelo jornal italiano "Corriere della Sera" como "um moderado, cuja história pessoal mostra que é capaz de mover-se com inteligência entre várias tendências". O jornal lembrou por exemplo que d. Cláudio já abriu as portas da igreja para os sindicalistas de Lula, mas considera que a evangelização sempre vem antes da questão social.

CÂMBIO NEGRO
O Vaticano decidiu reeditar a edição de domingo de seu jornal, o "Osservatore Romano", que trazia como manchete a morte do papa João Paulo 2º. Com isso, o jornal quer pôr fim ao mercado negro pelo qual um exemplar vendido originariamente por 0,90 estava saindo por até 100. O jornal, com aparência gráfica sisuda, é vespertino e geralmente imprime de 20 mil a 30 mil exemplares diários.

CRISE EM SUSPENSO
Fontes do Vaticano informaram ontem que importantes assuntos ligados à crise causada por casos de abuso sexual cometidos por padres nos Estados Unidos foram interrompidos durante o período de transição papal. A determinação da igreja que aumentava o poder concedido a bispos para disciplinar os suspeitos estava sendo rediscutida no momento da morte do papa João Paulo 2º.



Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Líder xiita é nomeado premiê iraquiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.