UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Ele é acusado de assassinatos

Membro das Farc será extraditado aos EUA

DA REDAÇÃO

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, autorizou a extradição para os EUA de um guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Nelson Vargas Rueda é o primeiro membro do grupo a ser enviado para a Justiça americana.
Vargas Rueda, conhecido como "El Marrano", é acusado de envolvimento no assassinato de três americanos em 1999, segundo afirmou um porta-voz da Presidência da Colômbia. Ele está detido em um presídio de segurança máxima em Bogotá. Nos EUA, Vargas Rueda enfrenta processos no Distrito de Columbia por homicídio, conspiração e porte ilegal de armas.
Além de Vargas Rueda, os EUA solicitam a extradição de outros quatro guerrilheiros envolvidos nos assassinatos dos americanos.
As vítimas trabalhavam na Colômbia com a comunidade indígena U'wa. Eles foram sequestrados pelas Farc em 25 de fevereiro de 1999 e seus corpos foram encontrados oito dias depois.
Os advogados de Vargas Rueda têm cinco dias para tentar recorrer da decisão. As Farc inicialmente negaram que tivessem envolvimento com as mortes. Posteriormente, o grupo terrorista admitiu o atentado. Mas afirmou que foi cometido sem autorização por membros de baixo escalão.
As Farc fazem parte da lista de grupos terroristas dos EUA.
A decisão do governo foi anunciada em meio a uma nova onda de violência no país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Violência: Washington bate São Paulo em assassinatos
Próximo Texto: Panorâmica - Epidemia: China teme que Sars chegue à zona rural, onde sistema de saúde é precário
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.