São Paulo, domingo, 08 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas argentinos mantêm por hoje o locaute

DA REDAÇÃO

Representantes das quatro maiores entidades agropecuárias argentinas decidiram manter até meia-noite de hoje um locaute, que já dura quase três meses, contra o aumento dos impostos sobre grãos pelo governo. A decisão foi comunicada após uma longa reunião na noite de anteontem, em Buenos Aires, e surge em um momento em que o conflito no campo começa a provocar desabastecimento nas cidades.
Os ruralistas continuam a exigir a revisão das novas tarifas, mas manifestaram a intenção de retomar as negociações com o governo de Cristina Kirchner, sinalização que atende aos apelos recentes da Igreja Católica pelo fim dos conflitos. Na última semana, a conferência de bispos católicos pediu aos fazendeiros que abandonassem o embargo em nome da "paz social".
O governo já havia recuado e baixado um pouco o teto das alíquotas, que variam de acordo com o preço internacional dos produtos, mas os ruralistas consideraram a medida inócua.
Produtores e caminhoneiros entraram em conflito na última quinta, depois que vários trechos de estradas do país foram bloqueados em protesto contra o locaute ruralista, em embate que favorece a presidente. Os caminhoneiros reclamam que estão sem trabalho desde que o comércio de grãos foi suspenso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bogotá critica Correa por declarações sobre reféns
Próximo Texto: Base de Manta: Equador barra fragata dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.