São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Rússia negociam troca de espiões, afirma família de preso

Países não confirmam relatos, mas indícios apontam para pacto

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os governos de EUA e Rússia negociam acordo de troca de presos envolvendo os suspeitos de espionar para Moscou detidos no final de junho em solo americano, disseram ontem pessoas ligadas a um dos possíveis alvos da troca.
O acordo não foi confirmado por nenhum dos dois países, mas serviria aos interesses dos ex-rivais da Guerra Fria de não deixar o caso afetar as relações bilaterais, que passam por bom momento.
Segundo relatos de familiares, o russo Igor Sutyagin, detido há 11 anos na Rússia por supostamente espionar para os EUA, foi avisado de que será trocado por um dos suspeitos detidos pelos EUA, o que já poderia ocorrer hoje.

ESQUEMA
O acordo poderá envolver outros supostos espiões dos EUA presos na Rússia em troca de todos os detidos suspeitos de espionar para Moscou.
No dia 28, o Departamento da Justiça dos EUA revelou a detenção de dez supostos integrantes de um esquema da agência de espionagem SVR, sucessora da soviética KGB.
O 11º suspeito foi preso em Chipre, mas desapareceu ao pagar fiança e está foragido.
Ontem, a Justiça americana revelou ter aberto processo contra os 11 suspeitos.
Três dos detidos já admitiram trabalhar para Moscou, e um implicou a mulher, Vicky Peláez. Ela chegou a ter sua libertação mediante fiança permitida, mas recurso da Promotoria a mantém presa.


Texto Anterior: Irã admite que sanções podem desacelerar programa nuclear
Próximo Texto: Foco: "Siestario" recupera o hábito da soneca em Buenos Aires
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.