São Paulo, quarta, 8 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO RELIGIOSA

Reforço é de 800 soldados
Londres envia tropas à Irlanda do Norte

ISABEL VERSIANI
de Londres

O governo britânico enviou mais 800 soldados à Irlanda do Norte para tentar garantir a segurança na região, que vive sob onda de violência desde o último domingo.
Os distúrbios começaram quando autoridades locais proibiram a organização protestante Ordem de Orange de marchar por uma rua de católicos na cidade de Portadown. Centenas de membros da organização acamparam na cidade, anunciando que só sairão se forem autorizados a passar pela rua Garvanghy.
Os membros da Ordem de Orange percorrem o mesmo trajeto anualmente, numa marcha que celebra a batalha em que o rei William Orange venceu seu rival James 2º, em 1690.
As autoridades argumentam que a medida teve de ser tomada para evitar confrontos entre protestantes e católicos. Tradicionalmente as marchas têm gerado conflitos entre os dois grupos. Este ano, ocorrem num momento em que a região começa a implementar medidas acertadas em acordo de paz assinado em abril.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.