São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Powell critica ataque israelense em Gaza

Retaliação do Hamas contra Israel será "justificada", afirma Korei

DA REDAÇÃO

Tido como moderado, o premiê palestino, Ahmed Korei, usou termos duros para condenar o recente ataque aéreo israelense que matou 14 militantes do Hamas, afirmando que essa ação incentivará uma dura resposta ao grupo terrorista e que uma eventual retaliação será "justificada".
"Nenhum crime segue impune. Obviamente, haverá retaliação, e essa retaliação será justificada caso ocorra", disse Korei, durante uma reunião com o gabinete palestino, em Ramallah.
O ataque israelense, que atingiu um campo de treinamento na faixa de Gaza anteontem à noite, ocorreu uma semana depois que terroristas suicidas do Hamas explodiram dois ônibus em Beersheba, matando 16 israelenses.
Funcionários palestinos disseram que os comentários de Korei refletem a revolta da opinião pública palestina contra o ataque assim como sua frustração com a paralisia política da Autoridade Nacional Palestina. Korei teria dito a ministros que está tão desanimado que quer renunciar.
O secretário de Estado americano, Colin Powell, criticou ontem o ataque contra o Hamas. "Retaliação não é uma solução", disse.

Síria
O enviado especial da ONU Terje-Roed Larsen disse ontem que a Síria está seriamente interessada em retomar as negociações de paz com Israel, congeladas desde 2000. O chanceler israelense, Silvam Shalom, disse que o país sempre procura a paz, mas quer que a Síria renuncie a uma "política de terror" contra Israel.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: Não há causa, só o prazer de matar e morrer
Próximo Texto: Panorâmica - Impasse: EUA rejeitam concessão nuclear do Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.