São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA

Água castiga área no verão

Chuvas matam 120 na China e três no Japão

DA REDAÇÃO

Cerca de 120 pessoas morreram e dezenas de outras estão desaparecidas em razão de inundações e desmoronamentos no sudoeste da China. Militares da Marinha e do Exército participam do resgate na Província de Sichuan.
As tempestades de verão são habituais na China, sobretudo nos vales dos rios Huai e Yangtsé, onde as obras da barragem da hidrelétrica das Três Gargantas entraram em estado de alerta.
A TV estatal disse que pelo menos 85 morreram e 53 estão desaparecidos em Sichuan, enquanto 33 desapareceram em Congqin.
Foram mostradas imagens de refugiados em trilhas lamacentas, com crianças no colo e protegidos da chuva com pedaços improvisados de plástico. Outros procuravam se livrar da correnteza com o auxílio de cordas que policiais e militares estendiam.
O responsável regional da Cruz Vermelha, John Sparrow, disse que era preciso alojar mais de 3.000 chineses que tiveram suas casas inundadas ou destruídas e alimentá-los.

Tufão no Japão
Um tufão atingiu ontem uma região do oeste japonês, provocando prejuízos materiais em 1.458 domicílios, dos quais 27 foram totalmente destruídos. Cerca de 60 mil estão desabrigados.
Pelo menos três pessoas morreram e 25 tripulantes de dois barcos estão desaparecidos. Os feridos seriam 580, segundo a NHK, rede de televisão pública.
O tufão Songda foi o sétimo a atingir o Japão neste ano.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Duas italianas são seqüestradas no centro de Bagdá
Próximo Texto: América Latina: Forte tremor atinge a Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.