São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã diz que produz toda gasolina de que precisa

Anúncio vai contra discurso americano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã alcançou a autossuficiência na produção de gasolina, informou ontem a agência estatal do país, IRIB .
"Alcançamos a produção de 66,5 milhões de litros por dia nas refinarias", declarou o ministro do Petróleo, Massoud Mirkazemi. "Antes de decidirmos aumentar a capacidade de refino, importávamos diariamente 20 milhões de litros", completou.
Recentemente, o país afirmou que conseguiria a autossuficiência apenas em 2012.
A notícia contraria as expectativas dos EUA de que as sanções ao país persa debilitariam sua indústria de energia, forçando o governo Ahmadinejad a ceder em relação ao programa nuclear.
Em 1º de julho, os EUA assinaram um pacote de sanções unilaterais com punições a empresas que vendam gasolina e outros derivados do petróleo ao Irã, além de bancos que negociem com instituições financeiras envolvidas com a Guarda Revolucionária (o braço militar do regime) e organizações de uma "lista negra".
Antes, o Conselho de Segurança da ONU estipulou sanções parecidas, mas que não incluíam o comércio de gasolina - exceção feita a pedido da China, de acordo com o "New York Times".


Texto Anterior: Israel: Polícia acusa filhos de Ariel Sharon
Próximo Texto: Sequestros quadruplicam no México
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.