São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INDONÉSIA
Confrontos entre separatistas e polícia deixam 30 mortos e 45 feridos
Pelo menos 30 pessoas morreram e 45 ficaram feridas durante confrontos na província de Irian Jaya entre a polícia e separatistas da região. Entre os mortos havia imigrantes de outras regiões da Indonésia, assassinados ao redor da cidade de Wamena pelos moradores locais, numa onda de violência iniciada na sexta.
O aeroporto local ficou lotado com milhares de pessoas que tentavam fugir, e médicos do hospital de Wamena, cidade localizada a 3.500 km de Jacarta, também deixavam a área.
Os choques começaram quando a polícia retirou uma bandeira pró-independência hasteada por moradores locais. Dois manifestantes foram mortos a tiro, e a população, munida de arcos e flechas, atacou pessoas que não são nativas do distrito. A polícia prendeu 59 pessoas.
Irian é um ponto crítico de separatismo na Indonésia, e confrontos entre polícia e civis exigindo a independência são comuns. A região foi incorporada à Indonésia em 1963.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Argentina: Saída de vice pode causar fim da Aliança
Próximo Texto: Jovens atacam edifícios no País Basco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.