UOL


São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIPs de Beverly Hills ficam na fila para votar

DA ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

A bordo de Mercedes e Porshes, os eleitores de Beverly Hills não abandonaram o glamour para participar da eleição histórica da Califórnia. Acostumados a ambientes VIPs, entretanto, eles expressaram desconforto nas filas.
Na garagem de uma casa transformada em local de votação, votaram celebridades como o apresentador de TV Jay Leno e milionários da região.
"Foi a primeira vez que votei. Foi tão fácil, tão quieto. Pensei que haveria alguma confusão. Agora vou votar sempre", disse Linda Tollhmschi, que votou a favor do "recall", mas não quis revelar quem escolheu para substituir o governador Davis. "Não seria elegante", disse a dona-de-casa, que chegou ao local de votação dirigindo um visto Porshe.
Com seu tailleur Chanel e escoltada pelo motorista, Patty Gilbert, "faz-tudo no showbiz", como ela mesma se definiu, também resolveu participar do "recall" ontem. "Eu vim para voltar em Arnold [Schwarzenegger]. Sou 110% a favor dele. Cem por cento por mim e 10% pelo meu cachorrinho. Prometi para Arnold que ia votar nele", declarou ela.
Em Santa Mônica, outra região habitada por celebridades, mesmo a boca-de-urna é glamourizada. Nada de panfletos ou cabos eleitorais. O potenciais eleitores são visitados individualmente em suas casas antes, para "aconselhamento eleitoral".
Num outro extremo da cidade, em Reivert Park, duas horas após o início da votação, 10% dos 3.000 eleitores já haviam votado. Com as filas pequenas, a maior preocupação dos eleitores e das autoridades era o voto com os cartões perfurados.
"Verifique se o picote após a perfuração do cartão foi completamente removido", repetiam os funcionários para cada eleitor.
A preocupação é justificada. Na eleição presidencial de 2000, vários votos nos quais o pedaço de papel não foi retirado foram invalidados na Flórida, contribuindo para a confusão que levou ao questionamento do resultado da votação. (CC)


Texto Anterior: "Total recall": Recorde de eleitores vota na Califórnia
Próximo Texto: Panorâmica - Ásia: Coréia do Norte não quer Japão em negociações
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.