UOL


São Paulo, quarta-feira, 08 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta de resolução não será mudada

DA REUTERS

O embaixador americano na ONU, John Negroponte, descartou ontem a possibilidade de o país fazer qualquer mudança expressiva na proposta de resolução sobre o Iraque que apresentou aos outros 14 membros do Conselho de Segurança do organismo.
A proposta foi redigida após consultas a outros países-membros com o objetivo de angariar fundos e ajuda militar para a reconstrução do Iraque. No entanto, o texto recebeu críticas de alguns membros do CS e do secretário-geral, Kofi Annan, por manter com os EUA o controle do processo político iraquiano, embora proponha à ONU algum envolvimento no assunto.
Outro foco de discussão é a falta de um cronograma para a transferência de poder aos iraquianos.
"Se levarmos a proposta a voto nos próximos dias, eles [os outros países] não devem esperar nenhuma mudança significativa", disse Negroponte. É possível, no entanto, que os EUA, sem apoio unânime, desistam da votação ou a adiem novamente.


Texto Anterior: Iraque ocupado: Bagdá vive dia de protestos e mortes
Próximo Texto: Iraque ocupado: Turquia aprova envio de até 10 mil soldados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.