São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

Após detenção, 17 do Batasuna são presos

DA EFE

Foi ordenada ontem a prisão de 17 dos 23 detidos por integrarem o partido nacionalista basco Batasuna, que atua como braço político do grupo terrorista ETA, na sexta-feira.
As autoridades espanholas afirmam que as 23 pessoas participavam de uma reunião clandestina no momento da detenção, que aconteceu no município basco de Segura.
Dois dos detidos foram postos em liberdade por não terem nenhuma ligação comprovada com o Batasuna, e quatro, após o pagamento de uma fiança equivalente a US$ 14 mil.
Os 17 que foram presos são membros do alto escalão da organização e foram responsabilizados por integrarem um grupo armado, escreveu em documento o juiz Baltasar Garzón, da Audiência Nacional, a principal instância penal espanhola.
As detenções provocaram protestos no País Basco, hoje região autônoma da Espanha. Opositores do premiê socialista José Luis Zapatero o acusam de tomar medidas como essa visando as eleições gerais de 2008. Antes, Zapatero era criticado por tentar um acordo de paz com o ETA. As negociações foram por terra quando o grupo promoveu atentado contra o aeroporto de Madri, em dezembro.


Texto Anterior: Brown decide não antecipar eleições e desagrada a trabalhistas
Próximo Texto: Grupo invade museu de Paris, soca obra de Monet e deixa corte de 10 cm
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.