São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passado se reflete em preferências políticas atuais

DA ENVIADA À ALEMANHA

Depois de 40 anos convivendo com uma parede no meio em dois sistemas díspares, é de se esperar que haja diferenças de mentalidade e mesmo de costumes. A jornalista Maritta Adam-Tkalec, que cresceu em Berlim Oriental, conta de discussões atuais com colegas da ex-Alemanha Ocidental sobre os direitos femininos.
"Na RFA o discurso teórico era muito forte, mas a prática era débil. Na RDA, tudo que era pedido na RFA já era normal, porém dentro de um sistema de falta de liberdade."
Quanto mais velha a geração, maior o abismo -pesquisa recente do Pew colocou em 9 pontos (90% contra 81%) a diferença entre os mais novos e os mais velhos em um levantamento sobre a aprovação da mudança para o capitalismo.
"Há dois anos mudei de Friedrichshain para Kreuzberg, dois bairros dentro do único distrito de Berlim que funde Leste e Oeste. Mas como fui de um lado do muro para o outro, minha família não gostou. Eu mudei 2 km, mas, para eles, eu mudei de mundo", diz Maritta.
Diferenças de mentalidade se traduzem em diferenças políticas. No Leste, a esquerda, agora encarnada na Linke, vai bem, enquanto no Ocidente a União Democrata-Cristã se impõe (os social-democratas, no meio, foram mal na eleição de outubro).
"Uma pesquisa recente mostrou que os alemães da antiga República Democrática Alemã têm uma predileção pela proteção do Estado", afirma Volker Nitsch, professor de economia da Universidade Livre de Berlim que estuda a reunificação. "Isso prova que as instituições podem moldar as preferências das pessoas, e não o contrário."
Mas a questão principal é mesmo a sub-representação do Leste, que pode ser explicada tanto por um estigma que acompanha os políticos desse lado da Alemanha quanto pela ausência de novos nomes.
"Não há grandes personalidades vindas de lá", diz Maritta, afirmando que muitos jovens foram estudar do outro lado tão logo o muro caiu. "Só os menos dinâmicos ficaram." (LC)


Texto Anterior: Reunificada, Alemanha segue dividida no bolso e na mente
Próximo Texto: Transição econômica continua em curso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.