São Paulo, quarta-feira, 08 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Rede promete investir em programas; há ameaça de greve

BBC anuncia demissão de 2.900 funcionários para cortar gastos

DA REDAÇÃO

A rede britânica BBC, um dos maiores grupos de mídia do mundo, anunciou ontem que irá demitir 2.900 funcionários, o equivalente a 10% de sua força de trabalho, numa tentativa de reduzir custos e numa primeira etapa de reestruturação da empresa.
O diretor-geral da BBC, Mark Thompson, disse que, com as demissões, a empresa deve economizar 320 milhões de libras por ano (cerca de R$ 1,66 bilhão), ou 10% de seus gastos anuais. Essa quantia, segundo ele, será reinvestida na programação.
Sindicatos representantes dos funcionários ameaçaram entrar em greve contra a decisão.
A medida afetará os departamentos administrativo, financeiro, jurídico, de recursos humanos, de marketing e de treinamento, além de outros setores que não produzam programas.
Por enquanto, os jornalistas da rede foram poupados. Porém, está previsto para março próximo um novo anúncio de demissões.
"Temos de gastar menos em administração e mais em conteúdo", disse Thompson aos funcionários da empresa, por meio de um circuito interno de televisão.
Segundo Thompson, a BBC pretende investir mais em jornalismo, teatro, comédia, música, ensino, esporte, interatividade e no público infantil.
Cerca de 1.800 funcionários que trabalham nos serviços esportivos, nos programas infantis e no canal 24 horas de rádio serão transferidos de Londres a Manchester, no norte da Inglaterra, dentro de cinco anos.
De acordo com a decisão, o serviço mundial, que é o braço comercial da empresa, terá como meta dobrar seus lucros. A maioria dos serviços noticiosos deverá reduzir em 15% seus gastos de funcionamento.
Sindicatos alertaram para novos cortes. "Você não pode economizar 15% dos custos de qualquer departamento sem demissões", disse Jeremy Dear, secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas, um dos que ameaçaram fazer greve.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Memória: Diário relata drama no gueto de Varsóvia
Próximo Texto: Panorâmica - Guerra sem limites 1: Terroristas eram sauditas, diz governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.