São Paulo, sábado, 09 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caso domina noticiário americano

DA REDAÇÃO

O caso do nigeriano que tentou explodir um voo sobre Detroit no Natal foi líder das manchetes dos principais jornais dos EUA entre 28 de dezembro e 3 de janeiro, concentrando 23% da atenção das capas, segundo dados do Instituto Pew.
O índice ultrapassou com folga temas econômicos (16%) e a guerra no Afeganistão (7%).
No período que inclui os dois primeiros dias após a tentativa de ataque, o espaço foi de apenas 7%. Boa parte do aumento se deveu a crescentes perguntas sobre falhas no sistema de segurança americano -o foco passou a se concentrar nos efeitos políticos do caso sobre o governo.
A pesquisa não analisa o teor da cobertura. Mas Jeffrey Addicott, diretor do Centro Legal para o Terrorismo, no Texas, disse à Folha que "a mídia está dando um voto de confiança ao presidente" quanto à resposta do governo ao ataque, que endureceu regras de segurança para voos de 14 países rumo aos EUA.
"Se essas medidas tivessem sido adotadas durante o governo [George W.] Bush, a gritaria seria muito maior", afirmou.
Não houve mudanças significativas no índice de aprovação a Barack Obama (cerca de 50%) do Natal até ontem, segundo o site Real Clear Politics.


Texto Anterior: Nova York: Polícia prende dois suspeitos de terrorismo
Próximo Texto: Chefe antiterrorismo da UE defende scanners
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.