São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

REVOLTA ÁRABE

Oposição do Irã aproveita onda para protestar

Ex-candidatos pedem aval a manifestação

DO "NEW YORK TIMES"

Representantes da oposição no Irã pediram autorização para realizar, na próxima segunda-feira, uma manifestação para mostrar apoio aos movimentos populares da região, em especial egípcios e tunisianos.
Mir Hossein Mousavi e Mehdi Karroubi, dois dos candidatos presidenciais derrotados por Mahmoud Ahmadinejad nas eleições presidenciais de 2009 (que disseram ter sido fraudadas), pediram em uma carta aberta ao governo uma "autorização para convidar as pessoas para um comício".
Datada de sábado, a carta foi dirigida ao Ministério do Interior iraniano e publicada no domingo por sites ligados à oposição.
Apesar de pedidos semelhantes terem sido recentemente recusados e desprezados, a carta coloca o Irã em um dilema difícil.
O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, e outras figuras conservadoras ofereceram claro apoio para os movimentos no Egito e na Tunísia. Sua recusa em conceder a permissão para tal manifestação poderia ser vista como hipócrita.
Em menos de 24 horas, mais de 12 mil ativistas on-line "curtiram" a página "25 Bahman" do Facebook, que convida para a manifestação, na esperança de revitalizar um movimento de protestos oprimido por uma eficaz campanha de violência do Estado.
Isso não significa que o interesse on-line possa ser traduzido em novos protestos, dizem membros da oposição. "São apenas 12 mil cliques", afirmou um ex-jornalista.


Texto Anterior: Análise: Revolução em curso definirá relação do país com o Ocidente
Próximo Texto: Livre, austríaca se ressente de críticas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.