São Paulo, terça-feira, 09 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Síria prende 30 opositores e americano

DA REDAÇÃO

A polícia da Síria prendeu cerca de 30 ativistas que protestavam contra o regime do ditador Bashar al Assad perto do Parlamento em Damasco. Um diplomata dos EUA também foi detido. Após algumas horas, os manifestantes e o americano foram soltos.
A manifestação -raríssima em uma ditadura fechada e repressora como a síria- coincidiu propositalmente com o 41º aniversário da ascensão do Partido Baath, de Assad, ao poder por golpe.
Os ativistas defendem o fim dos cerca de 40 anos de vigência da lei de emergência. Essa lei, segundo a Anistia Internacional, permitiu que milhares de opositores fossem presos sem comunicação e julgamento, muitas vezes sujeitos a tortura.
Integrantes do governo afirmam que a lei somente seria levantada no caso de um acordo de paz com Israel -os sírios exigem a devolução das colinas do Golã.
Akthan Naisse, chefe do grupo que realizou a manifestação de ontem, afirmou ter sido pressionado pelas autoridades sírias a não levar adiante o protesto, alegando que isso "serviria aos interesses americanos".
O diplomata americano que foi detido junto com os manifestantes não teve nome nem função divulgados. "Protestamos nos mais duros termos. A prisão de um diplomata, não importa por quanto tempo, é uma clara violação das Convenções de Genebra. É inaceitável", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Richard Boucher. Washington planeja implementar sanções comerciais e eventualmente diplomáticas contra a Síria nas próximas semanas após o Congresso ter dado esse poder ao Executivo.
Após a morte de seu pai, Hafez, em 2000, Assad assumiu o poder e deu sinais de que poderia abrir o regime, o que não ocorreu. Ele segue cercado de assessores do pai.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Kerry diz ter apoio de líderes globais
Próximo Texto: Haiti: No exílio, Aristide pede "resistência pacífica"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.