São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRIPE AVIÁRIA

Preparo é elogiado

Cientistas minimizam potencial letal do H5N1

ERNANE GUIMARÃES NETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Caso a gripe aviária se torne a próxima pandemia humana, é pouco provável que mate em proporção semelhante à da Gripe Espanhola de 1918, disseram ontem especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Genebra e cientistas reunidos na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em São Paulo.
Se o vírus H5N1, que matou pelo menos 96 pessoas desde 2003, sofrer uma mutação e se tornar transmissível de humano para humano, sua expansão mundial pode ser contida por uma rápida reação das autoridades, declarou a OMS no encerramento de três dias de reuniões sobre o tema.
"Uma pandemia humana da influenza será um grande problema, mas trabalhando em conjunto podemos reagir com efetividade", disse Margaret Chan na declaração final, que conclui: "Embora a contenção de uma pandemia em sua origem nunca tenha sido tentada, acumulam-se evidências sugerindo que isso seja possível". A OMS citou a contenção da síndrome respiratória aguda grave, em 2003, e a atual vigilância das autoridades sobre os focos de gripe aviária.
Os brasileiros explicaram que o plano de contingência da OMS para uma pandemia está em implantação no Brasil e minimizaram alardes recentes na mídia brasileira sobre o perigo que o H5N1 representa. "Devemos estar preocupados, mas não em pânico", disse Edison Luiz Durigon, especialista em vírus.
Durigon disse que a Gripe Espanhola também veio de um vírus aviário que sofreu mutação, mas que hoje há drogas -como as compradas pelo Brasil- que podem conter o vírus até ser desenvolvida uma vacina. Ariel Mendes, da Universidade Estadual Paulista, lembrou que as autoridades brasileiras investiram na tecnologia de fabricação de tal vacina, para quando surgir uma cepa transmissível entre humanos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Terror: Polícia não previa caso como o de Jean Charles
Próximo Texto: Panorâmica - Europa: Berlusconi arruinou Itália, acusa Eco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.