São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEDOFILIA

Igreja irlandesa relata que 102 padres são suspeitos de abuso infantil desde 1940
Um relatório apresentado ontem pela arquidiocese de Dublin, na Irlanda, aponta casos de 102 padres suspeitos de abuso físico ou sexual de crianças desde 1940. Esses padres teriam abusado de pelo menos 350 crianças, um reconhecimento de culpa da igreja sem precedentes no país predominantemente católico.
O documento, elaborado nas últimas cinco semanas, deve auxiliar uma comissão governamental que está sendo formada para investigar o histórico de abusos no país, em resposta a escândalos e processos judiciais. Os 102 suspeitos foram identificados após análise do histórico de mais de 2.800 clérigos, subordinados à arquidiocese como padres ou integrantes de ordens religiosas, de 1940 a 2006.
Segundo o relatório, oito padres de Dublin foram condenados criminalmente por abusos. Processos contra 32 padres já custam 5,8 milhões (cerca de R$ 15 milhões) para a arquidiocese, montante que deve aumentar por causa de 40 processos pendentes.
O arcebispo Diarmuid Martin disse que sua arquidiocese teria de vender propriedades para pagar as compensações devidas.


Texto Anterior: Panorâmica - Europa: Berlusconi arruinou Itália, acusa Eco
Próximo Texto: África: Teto de igreja desaba e mata 27 em Uganda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.