São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

RELIGIÃO NOS EUA
Presbiterianos ordenam 1º pastor gay

de Nova York

Wayne Osborne, 38, teve seu nome aprovado como o primeiro pastor homossexual da Igreja Presbiteriana dos EUA. A igreja, de origem protestante, modificou sua norma interna, permitindo que homossexuais fossem ordenados desde 1997. Osborne é o primeiro a se utilizar da medida.
Seu nome foi apreciado por um comitê interno e aprovado por 4 votos favoráveis e 1 contrário.
A igreja modificou uma de suas diretrizes em 1997, permitindo que qualquer homem fosse ordenado, desde que "vivesse em fidelidade no casamento com um homem ou uma mulher ou na castidade".
O caso abre um precedente na conquista do direito de homossexuais, acreditam lideranças gays.
Ao estudar para ser pastor, foi necessário que Osborne declarasse arrependimento sobre todos os pecados cometidos. Segundo líderes presbiterianos, a igreja não considera a homossexualidade um pecado, mas sim a prática dela.
Osborne, que estudou durante sete anos na faculdade de Teologia de Princeton, disse que teve um caso com Greg Price, um antigo membro da igreja. Ele disse não considerar o romance um pecado e se negou a responder se estava arrependido. Mesmo assim, teve seu nome aprovado.
Dois membros tentaram impedir a aprovação, alegando irregularidades no processo. Ele irá ser ordenado pastor no dia 26 e atuará no Estado de Connecticut. (MaD)


Texto Anterior: Mundo virtual: Microsoft vai alterar software que viola privacidade de clientes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.