São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUNDO VIRTUAL
"Windows" envia dados de usuário sem seu conhecimento
Microsoft vai alterar software que viola privacidade de clientes

da Redação

A Microsoft acaba de anunciar que vai alterar o "Windows 98" para evitar que um dispositivo de identificação do programa continue a ser usado para criar bancos de dados de informações sobre usuários.
A empresa reconheceu que o número de identificação usado pelo "Windows" e por outros de seus produtos pode ser mais invasivo que o número de série do novo processador Pentium 3, da Intel, que tem sido criticado por defensores da privacidade.
A diferença é que o número do "Windows" identifica uma única pessoa, o que pode possibilitar que um usuário e seus documentos sejam seguidos pela rede de computadores. O número da Intel identifica um computador.
Executivos da Microsoft disseram que desenvolveram o dispositivo por razões técnicas e que jamais consideraram a questão da privacidade.
Robert Bennett, diretor responsável pelo "Windows", afirmou que a empresa apagará informações de seus bancos de dados que tenham sido obtidas sem o conhecimento dos clientes.
A Microsoft planeja criar um programa que possibilite aos usuários apagar o número.
O programador Robert M. Smith descobriu que seu número estava sendo enviado à Microsoft, via Internet, junto com informações de registro, que incluem nome, telefone e endereço do usuário.
"A Microsoft nunca me consultou sobre o envio desse número e não me disse que isso estava sendo feito", afirmou.


Texto Anterior: Democracia no Golfo: Mulheres do Qatar votam e se candidatam pela primeira vez
Próximo Texto: Religião nos EUA: Presbiterianos ordenam 1º pastor gay
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.