São Paulo, domingo, 9 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


China tem atos anti-EUA

das agências internacionais

O consulado dos Estados Unidos em Chengdu (sudoeste da China) foi incendiado ontem por manifestantes que protestavam contra o ataque da Otan à embaixada chinesa em Belgrado, na sexta-feira.
O incêndio começou por volta das 00h45 locais (12h45 em Brasília). Chamas podiam ser vistas sobre o edifício e rolos de fumaça saíam pelas janelas.
Os bombeiros chegaram logo após o início do incêndio e impediram que os manifestantes se aproximassem ainda mais do edifício.
Em Pequim (capital), mais de mil pessoas lançaram pedras, ovos e tomates contra a embaixada norte-americana. Veículos diplomáticos foram destruídos e uma bandeira dos EUA foi queimada.
Os manifestantes, na maioria estudantes do sexo masculino, se juntaram no local ao final de passeatas que partiram das cinco principais universidades.
A manifestação foi autorizada pelo governo chinês, mas, ao anoitecer, houve enfrentamentos entre a polícia e os manifestantes.
Os estudantes gritavam slogans como "Abaixo o imperialismo americano" e pediram um encontro com o embaixador norte-americano, James Sasser.
Segundo a agência oficial "Xinhua", 3.000 pessoas participaram de protestos em frente da embaixada dos EUA em Pequim durante o dia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.