UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUMO

Brasil e Canadá são inspiração

Maço de cigarro na UE terá foto de malefício

DA REDAÇÃO

A partir de 2004, os países da União Européia vão ter a opção de pôr fotos nos maços de cigarro para mostrar os malefícios do fumo, anunciou ontem a entidade.
A inspiração para a medida da UE veio dos exemplos de países como o Brasil e o Canadá. "Pesquisas e experiências em lugares que adotaram advertências ilustradas com fotos coloridas provaram que falam mais do que mil palavras", afirmou em comunicado o comissário para Saúde e Proteção ao Consumo, David Byrne.
No Brasil e no Canadá, os maços têm de trazer fotos, por exemplo, de bebês prematuros e pacientes terminais de câncer. O porta-voz Thorsten Muench disse que a UE vai se apoiar no que os dois países fazem, mas será mais amena.
"Vamos ter pulmões afetados e também imagens mais bem-humoradas. Não serão só cadáveres", afirmou Muench. No Brasil, isso também é feito, com fotos que ilustram os problemas de mau hálito e impotência sexual.
A UE já começou a procurar imagens de pulmões e de pacientes terminais de câncer. No próximo mês, os maços de cigarros vendidos em seus 15 países também já terão de conter avisos maiores sobre os danos à saúde.
A entidade pediu que fotos ilustrativas dos males do fumo sejam mostradas em eventos na Europa para testar a reação do público.
Para cada uma das atuais 14 mensagens nos maços na UE, haverá cinco ou seis opções de imagens à escolha dos países.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Saúde: Após 3 meses, Sars ressurge em Cingapura
Próximo Texto: Venezuela: Incêndio atinge órgão que julgará referendo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.