UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Assinaturas não são afetadas

Incêndio atinge órgão que julgará referendo

DA REDAÇÃO

Um incêndio atingiu ontem a sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), na Venezuela. As assinaturas para a convocação de um referendo sobre a continuidade do mandato do presidente Hugo Chávez não foram danificadas.
A causa do fogo em Caracas está em investigação, segundo o conselho. Rodolfo Briceño, chefe dos bombeiros, disse que a razão mais provável é um curto-circuito. Partidários de Chávez foram até o prédio para comemorar, enquanto o incêndio era apagado, o que forçou a Guarda Nacional a agir.
Chavistas têm protestado no local desde a indicação do conselho, há duas semanas, pelo Supremo Tribunal de Justiça, depois de impasse na Assembléia Nacional.
O CNE define nesta semana se são válidos os 3,2 milhões de assinaturas apresentados pela oposição para convocar o referendo. Para Chávez, não têm validade.
A Constituição prevê a convocação do referendo a partir da metade do mandato do presidente, atingida em agosto, e com base na apresentação das assinaturas de 2,5 milhões de pessoas.
O argumento do governo é que houve fraude no recolhimento, porque o abaixo-assinado é do início do ano e as assinaturas pedem a renúncia, não o referendo.
Os EUA ofereceram ajuda ao conselho para o referendo, o que fez Chávez dizer que o país não deveria se intrometer. Roger Noriega, subsecretário para a América Latina, alegou que os EUA não são "espectador desinteressado".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Fumo: Maço de cigarro na UE terá foto de malefício
Próximo Texto: Iraque ocupado: EUA "caçam" latinos para lutar no Iraque
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.