São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família Maverick reclama de uso do nome por republicano

DO "NEW YORK TIMES"

Freqüente na campanha republicana, a aplicação da palavra "maverick" -que costuma definir pessoas que pensam por si e não se sentem confortáveis com a vida em rebanho- a John McCain tem incomodado quem conhece sua origem. E uma certa família do Texas toma tal propensão como ofensa.
"Fico furiosa por McCain se definir como maverick", diz Terrellita Maverick, 82, orgulhosa descendente de uma família conhecida pelas posições progressistas desde o século 17, quando um ancestral teve problemas com a lei em Boston ao promover agitação em defesa de trabalhadores presos a um patrão por suas dívidas.
No século 19, Samuel Augustus Maverick se transferiu ao Texas, onde logo ficou conhecido como um pecuarista que não marcava seu gado. Com o tempo, seu nome virou sinônimo daqueles que não carregam marca de propriedade alheia.
Seu neto foi prefeito de San Antonio até ser derrotado pelos conservadores locais, que o acusaram de comunismo, e serviu ao governo de Franklin Roosevelt. Seu bisneto era um defensor fervoroso das liberdades civis e atendeu a jovens que resistiam ao alistamento, ateus e outras pessoas rejeitadas pela sociedade. Foi deputado no Texas durante a caça às bruxas, nos anos 50, e escrevia colunas ferozes para o "San Antonio Express-News" -a última das quais, de fevereiro de 2003, era um ataque à guerra iminente no Iraque. Terrellita Maverick, sua irmã, é membro emérita do conselho da União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu).
Com tal histórico progressista em sua família, não deveria surpreender que ela insista em que McCain, que acompanhou a orientação de seu partido em votações legislativas, "não é de jeito nenhum um maverick".
"É absolutamente incrível -que cara de pau!- sugerir que ele não seja parte do rebanho republicano. Sempre que ouvimos a expressão, meus filhos, eu e minha família nos encolhemos um pouco e dizemos: "Ah, Deus, ele repetiu de novo'".
"Ele é republicano", diz Terrellita Maverick. "O que quer dizer que ele está marcado."


Texto Anterior: McCain tenta recuperar perdas por crise
Próximo Texto: Americanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.