São Paulo, sexta, 9 de outubro de 1998

Texto Anterior | Índice

TENSÃO
Taleban teria atirado em iranianos; grupo nega ter iniciado agressão
Irã e Afeganistão já combatem na fronteira entre os 2 países

das agências internacionais

Iranianos e integrantes da milícia extremista islâmica Taleban, que controla nove décimos do Afeganistão, enfrentaram-se ontem na fronteira entre os dois países, segundo a televisão iraniana.
O incidente teria começado quando um grupo do Taleban abriu fogo contra iranianos que guardavam um posto fronteiriço perto da cidade de Torbat-e-Jam, na Província de Khorasan.
De acordo com a "Irna", a agência oficial de notícias iraniana, depois de o Taleban atacar os soldados iranianos com metralhadoras, o Exército respondeu ao ataque. Não há informações sobre mortos ou feridos.
A milícia extremista negou ter disparado primeiro e acusou o Exército do Irã de bombardear o Afeganistão nos últimos três dias.
A morte de um jornalista e de nove diplomatas iranianos durante a tomada pelo Taleban da cidade de Mazar-i-Sharif, em agosto, marcou o início das ameaças de ofensiva militar do Irã.
O Taleban ainda mantém dezenas de cidadãos iranianos, em sua maioria motoristas de caminhão, prisioneiros no Afeganistão.
O Irã exige que o grupo liberte esses prisioneiros, entregue os assassinos dos diplomatas e pare a "matança de civis afegãos".
O governo iraniano diz ter cerca de 200 mil soldados perto da fronteira com o Afeganistão. Os militares ocupam 600 km dos mais de 800 km de fronteira entre os dois países. O Taleban, por sua vez, mantém pelo menos 10 mil afegãos no local, com mísseis terra-terra de alcance médio e antiaéreos.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, se disse preocupado com a escalada da tensão na região.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.