São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulá Omar pode estar sob poder de líder afegão

DA REDAÇÃO

A rede de TV e rádio britânica BBC e o jornal britânico "The Times" disseram ontem que Jaled Pashtún, porta-voz de uma facção afegã contrária ao Taleban, anunciou que o mulá Muhamad Omar, líder do Taleban, teria sido capturado e estaria detido perto de Candahar.
A informação, no entanto, não foi confirmada. Omar estaria sob proteção do mulá Naqibullah, comandante simpático ao Taleban a quem a milícia entregou Candahar.
O destino de Omar deveria ser decidido ontem, segundo o porta-voz, que representa Gul Agha, ex-governador de Candahar e comandante de uma das milícias que participaram da ofensiva contra o ex-reduto do Taleban.
No entanto, um dirigente não-identificado do Taleban disse que Omar não está em Candahar, mas que ignora o paradeiro de seu líder.
Omar está desaparecido desde que o Taleban entregou na semana passada o controle de Candahar, seu último reduto no país e cidade em que Omar residia.
Os Estados Unidos e seus aliados afegãos continuam a busca para capturar Omar e Osama bin Laden, o chefe da organização terrorista Al Qaeda, que agia sob a proteção do Taleban.
A região montanhosa de Tora Bora, a 55 quilômetros ao sul de Jalalabad, foi alvo ontem de pesados bombardeios dos EUA. Houve também enfrentamentos entre a Al Qaeda e forças afegãs contrárias ao Taleban. Acredita-se que Bin Laden esteja no complexo de cavernas subterrâneas da região.
O Paquistão irá ajudar no cerco a Bin Laden enviando tropas e helicópteros armados para reforçar a patrulha de sua fronteira com o Afeganistão. O objetivo é impedir a entrada do líder terrorista e de integrantes da Al Qaeda e do Taleban.
Também ontem, o jornal egípcio "Al Ahram" afirmou que a família do médico Ayman Al Zawahri, considerado o braço direito de Osama bin Laden, anunciou a morte como mártires de sua mulher e seus filhos.
O jornal não deu detalhes adicionais. Hany Seba"i, um exilado muçulmano egípcio, havia dito na quarta-feira passada em Londres que a mulher de Zawahri, Azza Anwar Nuwaira, suas duas filhas e seu filho haviam morrido durante ataques dos EUA ao Afeganistão há cerca de uma semana.
Zawahri é um dos fundadores do grupo extremista Jihad Islâmico. Ele apareceu na gravação exibida por TVs de todo o mundo em que Bin Laden acusava os EUA de crimes contra o islamismo e de dar suporte a Israel.
O Reino Unido declarou na semana passada que recebeu relatos "persistentes" de que ele teria morrido. Havia relatos na imprensa de que o comandante da Al Qaeda havia se ferido durante um ataque dos EUA a Tora Bora. Entretanto, essa informação foi negada por Seba"i.



Texto Anterior: GUERRA SEM LIMITES
Mistério ronda paradeiro de Omar

Próximo Texto: ONU inicia distribuição de comida em Cabul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.