São Paulo, quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Chavista vê risco autoritário

FABIANO MAISONNAVE
DA REPORTAGEM LOCAL

Tradicional simpatizante do governo de Hugo Chávez, o sociólogo venezuelano Edgardo Lander tem criticado recentemente as mudanças anunciadas para o novo mandato e reconhece que há riscos de um maior autoritarismo. Leia, a seguir, a entrevista concedida à Folha ontem, por telefone.

 

FOLHA - O que muda no novo mandato Chávez?
EDGARDO LANDER
- Muitas coisas mudarão. Chávez tem falado há bastante tempo do socialismo como o futuro da Venezuela. Até agora, a idéia de socialismo do século 21 tem sido um enunciado sem conteúdo. E Chávez vem anunciando que, depois das eleições, começaria uma nova etapa, de construção de um socialismo alternativo. Já é possível identificar algumas coisas.
Uma delas é o fortalecimento do capitalismo de Estado, com o anúncio das nacionalizações. Mas há vários temas em aberto. Um deles é saber como tudo será abordado.
Há uma tensão entre uma dinâmica de organização e mobilização popular muito diversa, que tem sido um dos fatores mais importantes da Venezuela nos últimos anos, e uma impaciência vinda de cima para colocar ordem em tudo isso e dar um padrão comum.
É uma situação complicada e que pode empobrecer a riqueza que está ocorrendo caso se decida por um padrão único de participação.

FOLHA - Há o risco de um governo Chávez autocrático ou até ditatorial?
LANDER
- As experiências dos chamados populismos têm sido de lideranças muito fortes, com capacidade de incidir de forma muito significativa nos setores populares.
Isso quer dizer que há sempre um risco de que essas formas de liderança se autonomizem. O momento atual da Venezuela é extraordinariamente importante para esse processo porque a forma pela qual se está reagindo a esses anúncios é uma espécie de resistência a essa situação.
Se o que está sendo colocado como propostas de Chávez for assumido por setores políticos como decisões já tomadas, creio que seria arriscado no sentido em que você aponta.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Pragmático, Planalto considera pacote de mudanças como "questão interna"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.