São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Êxito de McCain revela erro de Mitt Romney

DO ENVIADO ESPECIAL A MANCHESTER

"Eu já consegui duas pratas e um ouro", dizia o candidato Mitt Romney em discurso após a derrota para o senador John McCain na primária republicana de New Hampshire.
Era uma tentativa de tirar dados positivos de resultados que confirmam a derrota de sua estratégia de campanha: investir grande parte dos recursos em Iowa e New Hampshire (onde acabou com a "prata") e, assim, ganhar projeção nacional para brigar pela indicação republicana nos Estados seguintes. O candidato conseguiu seu único "ouro" no Estado de Wyoming, em resultado praticamente ignorado pela mídia.
A vitória de John McCain foi homogênea. Homens e mulheres, jovens e velhos, pobres e ricos, praticamente todos os estratos da população de New Hampshire deram a vitória a ele, com 37% dos votos, contra 32% de Romney, 11% de Mike Huckabee, 9% de Rudolph Giuliani e 8% de Ron Paul.
Romney venceu apenas em recortes muito pontuais: teve 44% sobre 40% de McCain entre os eleitores com mais de 65 anos e empate com 31% entre os sem diploma universitário.
A vitória de McCain em New Hampshire e sua ascensão nas pesquisas nacionais -em que disputa com Rudy Giuliani e Mike Huckabee- empurraram Romney para fora da disputa e ajudaram a definir melhor a contenda republicana, segundo disse Dante Scala, da Universidade de New Hampshire.
"Os primeiros resultados mostram que o Partido Republicano pode definir rapidamente seu candidato, talvez até antes da Superterça [quando mais de 20 Estados realizam primárias, 5 de fevereiro]. Com a vitória em New Hampshire, John McCain tem chances de crescer, por exemplo, na Carolina do Sul. Giuliani tem as próximas primárias, especialmente a da Flórida, para definir se será ou não levado a sério pelos republicanos", diz Scala. (DB)


Texto Anterior: Mulheres garantiram vitória de Hillary
Próximo Texto: Lágrimas: Eleitora que comoveu Hillary votou em Obama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.